The First Career: Lawyer.

Olá alguém!

Hoje eu vou falar um pouco sobre a minha carreira e sobre a minha profissão, pra quem estiver lendo ter a chance de entender um pouco melhor porque eu decidi ser au pair.
Honestamente, eu acho que escolhi Direito por sugestões. Eu tinha uma amiga que queria fazer, todo mundo falava que era uma carreira muito ampla( resposta de 90% dos bixos de Direito) e a pessoa mais bem sucedida da família é formado em Direito.
A grande maioria dos paulistas que sonha em fazer Direito quer estudar no Largo São Francisco, a Faculdade de Direito da USP. No meu caso, eu tava muuuuito de boa. Se tivesse uma vaga lá e alguém falasse "ow, vem aí", ótimo. Mas eu me mataaaaar de estudar pra entrar lá não ia acontecer.
Diante disso, eu passei na UNESP, que tinha um vestibular muito mais o meu perfil, cobrando muito mais aquilo que era minha área. 
O campus da UNESP que tem Direito é o de Franca. É uma cidade média, aonde a gente podia viver bem a nossa vidinha unespiana. A faculdade é bem pequena (só quatro cursos) e a gente vivia tudo aquilo muito intensamente e muito só entre nós também.
O curso de Direito é lindo, um ideal maravilhoso, tudo mundo vai mudar o mundo. Só que essa amplitude do direito significa que vão ter áreas que você não vai se identificar nem um pouco. 
Como minhas matérias mudavam a cada ano, eu ia superando.
Sinceramente, o que eu gostava era Direito Penal. Mas eu sou alguém sensível demais pra ficar todo dia trabalhando com gente matando gente. Isso acabaria comigo. Eu via o caso Nardoni na TV  e chorava. E que  mané "todo mundo é inocente até que se prove o contrário", eu queria mais que o casal morresse lenta e dolorosamente, queimando no inferno. Esse é o pensamento que um estudante de direito não deve ter, nós devemos defender a JUSTIÇA.
Ah que lindo! A JUSTIÇA! Enche a boca pra falar! E daí você começa a conhecer o meio e descobre que a Justiça depende de tanta gente pra funcionar, que desanima. Primeiro, nem sempre seu cliente tá certo. Segundo, nem sempre o funcionário do fórum gosta do trabalho que faz. Terceiro, o juiz/promotor pode não seguir a mesma corrente de idéias que você. Quarto, pode ser sexta-feira e ninguém trabalha. Quinto, você mesmo pode ser um advogado ruim. Sexto, a outra parte vai recorrer até não ter mais aonde. E muitas vezes seu cliente não tem tanto tempo pra esperar tudo isso funcionar.
Foi isso que me enlouqueceu. Ver gente tendo direito ao benefício e o INSS negando e recorrendo até perder em todos as instâncias, só pra atrasar a entrega. É ver pais mais preocupados em brigar entre si do que em cuidar dos filhos. 
Além disso, eu trabalhava apenas com assistência judiciária, o que significa que eu só recebia quando o processo acabava, o fórum expedia a certidão mandando o Estado me pagar, eu entregava a certidão e esperava de dois meses a um ano pra receber um valor bem abaixo da tabela da OAB.
Ótimo, eu estudo, passo num concurso e tenho emprego garantido e bom salário até morrer. Mas eu quero mesmo fazer parte disso?  No momento não, obrigada.
Ainda acho bonito e fico emocionada quando as coisas funcionam, mas isso é tão raro que eu ando sem paciência de esperar. 

2 comentários:

  1. Que fofo vc ter me citado em outro post! Obrigada =)
    Toda mãe sonha com uma profissão para o filho e a minha não era diferente, rs. Ela sempre me deixou livre para que eu fazer o que quisesse, mas o sonho de vida da minha mãe era que eu fosse advogada e bailarina clássica. Bom, fui fazer administração e desde que eu me conheço por gente, amo a dança do ventre kkkkkkkkkkkk =P
    Mas se eu pudesse mesmo, viveria só da arte, é o meu sonho, o que me faz feliz. Quem sabe um dia, né?

    Bjjos ;*

    ResponderExcluir
  2. Camilinha é a do contra da família dela! kkkkkk
    Mas o pior é que aqui em casa era assim também, mas eles impunham mais! Queriam que eu fizesse administração e fosse bancária! OOOI???? kkkkkk Hoje sou formada em Comissária de vôo e minha meta é rodar o mundo! Que mané ficar trancada em escritório que nada... hahahahahha Inaiê, se tu não tá feliz com essa carreira, tenta procurar outra, mas quem sabe você não se descubra no seu ano como Aupair? Fica com Deus
    =*

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Followers

About Me

Blog contents © Au pair 2013! 2010. Blogger Theme by NymFont.