The first time that some relative went to live in the USA.

Oi meninas!

Falta exatamente um mês pro meu embarque. Estou correndo atrás dos presentes, tem alguns kits embratur chegando, e tenho ganhado alguns presentes, mas eu só vou falar sobre isso mais pra frente, pra passar o máximo de informações possíveis pra vocês.

Este post é mais pessoal, mais uma reflexão. Hoje eu me percebi que talvez minha história de  ir pros EUA tenha começado muito antes do que eu percebi. Isso porque eu não sou a primeira pessoa da minha família a se aventurar em terras estrangeiras. 

Hoje foi o almoço de encerramento do semestre lá na escola aonde eu fui voluntária. Foi super legal, tirei foto com todo mundo e ganhei dois presentes. A escola me deu uma sapatilha linda, cinco minutos depois de eu falar pra uma estagiária que eu ia levar minhas sapatilhas pros States porque eu amo sapatilha! rs E ganhei um presente lindo da professora da sala que eu ficava. Ela disse que queria me dar algo que lembrasse o Brasil, então ela me deu uma corrente com um pingente de Nossa Senhora. Aparecida. Não sou uma pessoa muito religiosa, do tipo que vai todo sábado na missa, mas eu gosto MUITO de Nossa Senhora Aparecida. Claro que quando ela me deu o presente e me abraçou eu chorei né? rs 

Essa despedida me fez lembrar da minha prima Rosana, que em 1996 foi morar em Boston. Algum tempo antes dela ir, ela meio que morava metade da semana na minha casa, porque era mais perto de um dos serviços dela. Lembro que eu queria ver Chaves e ela queria ver jornal, e lembro que ela tinha um namorado tão bonito que eu achava que ele só podia ser um príncipe(rs). 

Eu tinha 7 anos e ela uns 25 quando ela foi embora. Se não me falha a memória, ela saiu de Jundiaí (aonde nós morávamos) no final da tarde, porque o voo dela era a noite. Estava todo mundo na casa da minha tia para se despedir. Eu chorei MUITO, porque eu queria ir com eles até São Paulo e meus pais não deixaram, já que eles voltariam tarde e eu morava bem longe da minha tia. Mas ela fez meu pai prometer que eu iria busca-la quando ela voltasse, não importava a hora.

Nesse ano eu me mudei pra Mococa. Ela mandava cartas e fotos pra gente, a internet estava só começando nessa época. Lembro da foto dela na Disney e de uma com ela atolada até o joelho na neve. Ela ficou um ano lá, foi como estudante, trabalhou...

Como prometido, quando ela voltou me levaram até o aeroporto. Eu não lembro quem foi, como eu fui, se meu pai e minha mãe foram comigo. Eu lembro que a gente chegou cedo e ficou rodando o aeroporto pra ver algum avião. Quando chegou a hora aproximada da chegada dela nós fomos pro portão de desembarque...e eu lembro muito bem que demorou DEMAIS pra ela sair!!! Saiu meio mundo e nem sinal da minha prima! Lembro da angústia de ficar olhando pra uma porta que abria e fechava mil vezes, mas nem sinal da minha prima. A gente falava que era a porta da esperança.
E por fim, lembro de quando ela chegou. Lembro do sorriso dela quando ela saiu por aquela porta e viu a gente. Minha tia, mãe dela, não sabia se ria ou se chorava. Eu, que desde pequena choro por tudo, chorei muito também, mas foi um choro diferente. Foi de uma felicidade tão pura, tão grande, tão emocionante. Só de lembrar eu me emociono.

Depois da entrevista do visto eu estava na minha tia em SP e por um acaso ela ligou lá. Ela super me incentivou a ir, falou que ia ser muito bom, me desejou boa sorte...

Fico aqui me perguntando se não foi ela que me botou essa ideia na cabeça, mesmo sem querer e sem nem eu perceber. Eu lembro como eu falava dela com orgulho, que eu tinha uma prima morando nos Estados Unidos. 
Talvez eu queira um pouco disso, q que esperem ansiosamente minha volta como eu esperei a dela e que as pessoas se orgulhem de mim pela minha coragem. Eu quero estar do outro lado da porta, eu quero dar aquele sorriso mais lindo que ela deu e que eu não esqueço nem 17 anos depois.

Rose, obrigada pelo exemplo e pela inspiração. Eu amo você! 

6 comentários:

  1. que post lindo, Inaiê! me emocionei :))
    sabe, ano passado, eu fui a SP como viagem de formatura, com a escola.
    eu cheguei aqui em porto alegre, e passei por esse portao rs
    fiquei parada, olhando pra ele, pensando em quantos encontros e momentos bonitos poderiam ser fotografados, se passássemos alguns dias ali, só parados, olhando. eu ia amar!
    naquele dia, me emocionei só de pensar nessas pessoas que passam por ali, imagina quando eu estiver passando por ali, depois de um ano? ahh, vai ser tudo de bom (eu digo que viajar é bom, mas voltar pra casa, é melhor ainda! hehe imagina depois de um tempão!)

    enfim, amei teu post! bela historia! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já assistiu aquele programa do GNT, chegadas e partidas? rs Menina, eu morro de chorar naquele programa, super me imagino naquelas histórias! rs
      Obrigada pelo comentário e pelo elogio =)
      Bjos

      Excluir
  2. Peeensa que meus olhos encheram de lágrimas lendo isso :~)
    éé, sou chorona 100% ;x mas segredo okay?!

    Pouuutz cara, eu quero muuuito isso tbm. Minha família é muuito do "bafão", nós somos na verdade, pq a mais bafoneira sou eu ;x Quero muuuito ter essa sensação quando eu for e quando eu voltar :D
    Tomara que tenhamos :D

    Beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com ctz teremos! Vai preparada no lencinho, menina! Pq tanto a despedida quanto a volta serão aquele chororo rs
      Bjos

      Excluir
  3. Lindo Inaiê ! Consegui sentir sua emoção em escrever tudo isso.
    É por isso e por tantas outras coisas que vale a pena arriscar tudo e embarcar nesta aventura !
    Beijossss !!!

    E não tenha dúvida que desde já vc já incentiva e serve de inspiração para tantas outras futuras au pairs (como eu) compartilhando sua experiência e conquistas !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo elogio, Amanda! E fico feliz de saber que eu sirvo de incentivo! Prometo me esforçar pra relatar ao máximo essa experiência, pra mim os blogs foram fundamentais!
      E força no processo! Logo vc chega nessa fase tbm! =)
      Bjos

      Excluir

Tecnologia do Blogger.

Followers

About Me

Blog contents © Au pair 2013! 2010. Blogger Theme by NymFont.