The First Internacional Permission To Drive

Oi meninas!

Depois de um feriado que prometia ser tudo de bom, mas se resumiu a 4 dias de cama com uma gripe das galáxias, here I am! 

E hoje para falar da PID! Sim, todas precisamos dela, independente do Estado em que iremos viver nos States. A Cultural Care pede que a gente tire a PID só depois de fechar com a família, mas como eu tenho algumas complicações, me adiantei. 

Vou explicar! O Detran detalha muito bem o que precisamos fazer pra conseguir a PID AQUI.
São dois caminhos: solicitar e receber pelo correio ou pedir e retirar pessoalmente. 

Quando você tira carta é criado uma "pasta" sua no Detran, que fica na cidade aonde você tirou a carta. Eu tirei carta em uma cidade que eu não moro mais e meu arquivo está lá, com meu endereço antigo.

Se eu optasse por receber pelo correio a PID seria enviada pro meu endereço antigo, em Franca. Pra eu atualizar meu endereço eu teria que pedir a transferência do meu arquivo para a cidade aonde eu moro agora, o que demoraria e custaria muitas Dilmas. Para mudar meu endereço para o endereço de alguém em Franca que pudesse receber a PID para mim eu teria que colocar o da casa aonde vive um amigo, que é aonde vive também meu ex namorado, daí melhor ser au pair na Holanda e andar de bicicleta. Pedir pessoalmente em Franca também sairia caro, porque eu teria que ir até lá duas vezes (solicitar e buscar a PID).

E quando eu já estava triste, desanimada, sem vontade de cantar uma alegre canção, eu lembro do Poupatempo. Olha, o Governo do Estado de SP é uma droga desde sempre...mas o Poupatempo é uma coisinha linda de DEUS! São vários serviços unidos, numa velocidade incrível. 
Na minha cidade, renovar a carta pode levar um mês...lá leva um dia =)

Tem um em Ribeirão Preto, aonde meu pai trabalha. Cheguei as 10, tirei xerox da CNH, as 10:10 fui atendida, paguei a taxa (R$ 213,07) e fim, dois dias depois ficou pronta. Mas eu ainda não tive tempo de buscar, meu pai vai pegar pra mim amanhã.
Eles não tiraram outra foto, é igual a da CNH. O que eu amei, porque eu tinha tomado chuva e a foto ia ficar péssima rs

Graças a Deus não me pediram comprovante de residência, então não tive problema nenhum para pedir a PID. 

Detalhe importante: a PID tem a mesma validade que a sua CNH. Então, se a sua CNH for vencer durante seu intercâmbio, você precisa renova-la antecipadamente ou deixar tudo preparado para alguém fazer isso por você.
Eu acho melhor renovar antecipadamente, assim você não corre o risco de ficar algum tempo sem a PID, certo?

Bom, acho que é só isso sobre a PID =)

Bjooo

Um comentário:

  1. Ótima dica Inaie !!! Muito bom saber que no Poupa Tempo dá para solicitar a PID. Valeu ;) beijos e melhoras !

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.

Followers

About Me

Blog contents © Au pair 2013! 2010. Blogger Theme by NymFont.